Logo

Pesquisas | Sistema Oxigênio


1. Contextualização

O Sistema Oxigênio é fruto de um projeto unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão que foi desenvolvido para apoiar a Comunidade Acadêmica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (FO-UFPel). O sistema tem como objetivos principais aprimorar o registro clínico, centralizar informações relevantes e facilitar a gestão de demandas acadêmicas e administrativas.

Embora o foco inicial do Sistema Oxigênio seja a qualificação dos processos internos, o projeto que o sustenta também configura uma plataforma estruturada que coleta dados clínicos e operacionais de maneira segura, padronizada e eficiente.

Todos os dados registrados pelos usuários são armazenados exclusivamente no banco de dados e no servidor oficial do projeto. Sendo assim, da mesma maneira como ocorre em diferentes projetos dentro da Universidade, como as COORTES de nascimento e a corte de acompanhamento de idosos (Como vai?), os dados coletados poderão ser utilizados para fins de pesquisa científica. Neste sentido, o projeto conta com uma ação específica de pesquisa "Ação 34796 - Análise retrospectiva de indicadores clínicos e operacionais em um sistema de gestão odontológica", que visa analisar os dados coletados para gerar conhecimento científico relevante na área da saúde bucal e gestão acadêmica. Esta ação já possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FO-UFPel, assegurando que todos os procedimentos de coleta, armazenamento, anonimização e uso dos dados sigam rigorosamente as normas éticas aplicáveis. O estudo guarda-chuva que fundamenta esta infraestrutura é:
“Análise retrospectiva de indicadores clínicos e operacionais em um sistema gestão odontológica”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFPel (Parecer 7.745.246 / CAAE: 89993925.1.0000.5318; número de parecer 5.162.357).

Com o compromisso de democratizar o acesso aos dados e incentivar a produção científica qualificada, o Sistema Oxigênio disponibilizará esta ferramenta para padronizar a submissão de projetos de pesquisa à quem tiver interesse em utilizar sua base de dados.

Essa interface permite que pesquisadores interessados apresentem propostas de forma transparente, organizada e em conformidade com as exigências éticas e institucionais.

2. Confidencialidade, Segurança e Uso dos Dados

  • Todos os dados são armazenados de acordo com padrões elevados de segurança digital, garantindo proteção contra acesso não autorizado.
  • Técnicas de criptografia e controle de permissões mediante nível de acesso são empregadas para manter a integridade e a confidencialidade das informações.

3. Uso Secundário dos Dados

  • O uso dos dados para fins de pesquisa ou desenvolvimento científico segue exclusivamente o previsto no protocolo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
  • Nenhum dado identificável é ou será compartilhado sem a devida autorização dos responsáveis.

4. Transparência

A transparência é um pilar fundamental do sistema, garantindo que todos os usuários saibam como os dados estão contribuindo para o avanço do conhecimento na área odontológica.

5. Projetos de Pesquisa Submetidos

Esta seção permite aos usuários acompanhar a produção científica gerada a partir da base de dados do sistema.


Ano Pesquisador Responsável Equipe Título Nível

6. Projetos em Andamento


Ano Pesquisador Responsável Equipe Título Nível

7. Produção científica


Ano Autores Título Periódico Link
Teste

8. Submissão de Propostas de Colaboração Científica


8.1 Critérios de Elegibilidade

Para avaliar solicitações, serão considerados:

  • Pesquisador responsável deve ter vínculo formal como servidor da Instituição
  • Relevância científica e metodológica
  • Adequação ética
  • Viabilidade de acesso aos dados
  • Proteção aos dados e risco mínimo
  • Compatibilidade com a infraestrutura do sistema

8.2 Processo de Avaliação

  1. Recebimento da solicitação via formulário.
  2. Análise prévia pela coordenação do sistema.
  3. Reunião com os proponentes para definição de atuação da equipe, estratégias de busca e cronograma.
  4. Solicitação de aditivo condicionada à aprovação do CEP caso os objetivos não estejam englobados no projeto atualmente aprovado.
  5. Em casos de solicitações similares, será dada preferência aos pedidos realizados anteriormente.

8.3 Formulário de Solicitação